Os Playoffs da NBA estão ao virar da esquina, e entramos agora numa altura onde uma vitória e uma derrota podem fazer toda a diferença nas contas finais da classificação. A Conferência Este, apesar de não ter tanta qualidade como o Oeste, também poderá trazer alguns jogos bem interessantes na 1ª ronda. Nesse sentido vamos escolher aqueles que seriam, para nós, os melhores confrontos possíveis.
Boston Celtics VS Philadelphia 76ers – Série entre o 1º e o 8º
Esta seria de longe a melhor série possível na 1ª ronda, antes da lesão de Embiid estas eram as duas melhores equipas da Conferência, e está a tornar-se cada vez mais possível. Boston continua a arrasar e já chegou a umas impressionantes 60 vitórias na época regular, assegurando o fator em casa em todos os jogos nos Playoffs de Conferência e nas Finais da NBA, se for o caso. A equipa onde milita o português Neemias Queta tem estado a um nível assombroso e é vista por muitos como a principal favorita à conquista do título. A dupla Tatum-Brown tem estado em destaque, tal como as novas aquisições Jrue Holiday e Kristapz Porzingis que vieram trazer aos Celtics uma nova dimensão nos dois lados do campo. Neste sentido, o maior desafio para a equipa dos Celtics será, certamente, apanhar Joel Embiid na 1ª ronda. O poste norte-americano estava a realizar uma época de nível MVP até se lesionar e a ideia é que consiga voltar a esse seu nível, se isso se concretizar e continuando a ser bem apoiado por Tyrese Maxey, Buddie Hield e Tobias Harris, os 76ers têm uma boa hipótese de colocar à prova uns Celtics que poucas fragilidades demonstraram ao longo da época regular.
Milwaukee Bucks VS Miami Heat – Série entre 2º e 7º
Os Milwaukee Bucks começaram a temporada de forma algo atribulada, a saída de Holiday e a chegada de Lillard tiveram um impacto muito grande no grupo de trabalho, segundo os próprios jogadores, acabaram mesmo por despedir o treinador Adrian Griffin a meio da temporada e para o seu lugar chamaram Doc Rivers, experiente treinador que venceu o título da NBA com os Boston Celtics em 2008. A chegada de Doc não teve o impacto esperado no início, todavia as coisas parecem estar a encarrilhar para a formação dos Bucks, melhoraram os ratings ofensivos e defensivos, e Lillard parece cada vez mais confortável no seu papel dentro da equipa. Para colocar à prova esta melhoria por parte da equipa de Giannis, nada melhor do que defrontarem uma equipa de Miami que se transcende ao chegar aos Playoffs. A equipa comandada por Eric Spoelstra parece estar a fazer a época regular em modo cruzeiro, mas como nos tem vindo a habituar nas últimas épocas, assim que chegam os Playoffs a equipa eleva-se. Jimmy Butler terá, novamente, em si todo o peso de levar o franchise de Miami o mais longe possível, mas Adebayo e Herro também terão de estar ao seu melhor nível se a equipa pretende mesmo chegar onde esteve nos últimos anos, as Finais da NBA.
Cleveland Cavaliers VS New York Knicks – Série entre 4º e 5º
Os Cavaliers estão a realizar uma temporada muito sólida, principalmente se contarmos o facto de todos os seus jogadores já terem estado lesionados durante alguma parte da temporada, mas chegam aos playoffs na máxima força e com a equipa a demonstrar muita solidez. Donovan Mitchell terá nas suas costas o peso de carregar esta equipa de Cleveland o mais longe possível, mas Allen, Garland e Mobley terão de assumir um papel importante se a equipa quiser chegar a outro patamar. No que toca aos Knicks, sao discutivelmente a equipa com mais opções na NBA, no entanto só têm um jogador de calibre All-NBA e esse é Jalen Brunson. Com a lesão de Julius Randle o base ex-Dallas terá de assumir um papel ainda maior na equipa de Nova Iorque e é de esperar que outros jogadores como Anunoby, Hartenstein, DiVincenzo e Hart façam o mesmo para que a equipa conseguir competir ao seu melhor nível. Destaque final para o duelo entre Brunson e Mitchell que deverão travar batalhas onde ambos terminem com 40/50 pontos.
Orlando Magic VS Indiana Pacers – Série entre 3º e 6º
Orlando está a ser uma das revelações da atual temporada na NBA, ocupando a 3ª posição na Conferência Este e sendo uma das melhores equipas defensivas em toda a Liga, Paolo Banchero tem sido a estrela da equipa, muito bem secundado pelo alemão Franz Wagner, e juntos têm tudo para ser uma das melhores duplas na NBA para os próximos anos. Além dos dois já referidos a emergência de Jalen Suggs, como base e excelente defensor de perímetro, e de Wendell Carter Jr., como poste facilitador e defensor, ajudaram a elevar esta equipa para outro patamar. Se dum lado temos uma das melhores defesas da NBA, do outro temos um dos melhores ataques na equipa dos Indiana Pacers, chegaram a ter o índice ofensivo mais alto de sempre na história da Liga numa altura da temporada. Liderados pelo base Tyrese Haliburton e agora com o ex-Raptors Pascal Siakam, a equipa dos Pacers faz do ataque toda a sua força, além disso tem contado com uma grande ajuda dos seus jogadores mais secundários para manter as médias da equipa bem maltas. Seria um confronto muito interessante de assistir e que iria colocar frente-a-frente dois estilos de jogo muito distintos. A afirmação, “Ataque ganha jogos, mas defesas ganham campeonatos” poderá muito bem ser respondida caso tenhamos este duelo.
Imagem: NBA.com