A Liga Portugal Betclic 2024/2025 está prestes a começar e, neste contexto, faremos uma breve análise às 18 equipas que irão disputar esta competição.
Os Leões tiveram uma temporada bem conseguida a vários níveis no ano passado e que culminou com a conquista da Liga Portugal. No final do ano muitos davam a saída de Ruben Amorim como certa, o próprio admitiu que esteve perto de acontecer, mas o técnico permaneceu e traçou o objetivo para a próxima temporada: Bicampeonato. A equipa leonina começou a preparar a temporada com alguma antecedência e colmatou duas das posições que sofreram saídas, com Kovacevic a chegar para o lugar de Adán e Zeno Debast a colmatar as saídas de Coates e Neto, no entanto, a primeira amostra de ambos não foi a melhor com as exibições pouco conseguidos na derrota frente ao FC Porto para a Supertaça e os alarmes parecem ter soado em Alvalade em relação à qualidade de ambos os jogadores e à falta de opções ao dispor de Amorim. A época será longa e, ao contrário do ano passado, os Leões irão jogar na Liga dos Campeões pelo que a dificuldade do calendário será cada vez maior e as saídas das grandes referências do balneário como Coates, Neto, Paulinho e Adán terão de ser colmatadas por alguém dentro da equipa (Hjulmand parece ter sido o escolhido). O clube de Alvalade conseguiu manter todas as suas maiores jóias até ao momento (Gyokeres, Pote e Inácio à cabeça) mas adivinham-se saídas e entradas no plantel até ao fim do mercado de verão. Nota ainda para Mateus Fernandes, médio forte fisicamente e com características únicas no plantel, e Geovany Quenda, extremo rápido e irreverente que já demonstrou na Supertaça que é uma opção válida, que poderão ser os próximos dois jovens a despontar pelos Leões ao serviço de Amorim. Veremos se o Sporting consegues construir um plantel com melhores opções, mais equilibrado e se Ruben Amorim consegue o tão desejado campeonato que foge há 70 anos.
Melhor jogador: Viktor Gyökeres (Avançado, 26 anos)
O ponta-de-lança sueco foi o grande destaque do campeonato português na época passada tendo terminado com números absurdos (43 golos e 14 assistências) e exibições que deixaram os adeptos leoninos em êxtase total. O sueco é um autêntico poço de força e resistência, além disso, é tecnicamente forte e tem ainda uma grande capacidade de finalização. Atuando como o homem mais avançado da formação de Ruben Amorim, o sueco é uma frente de ataque por si só e continuará a ser a grande referência dos leões durante esta temporada, sendo que haverá a curiosidade de perceber se conseguirá manter o mesmo nível que demonstrou no o ano anterior.
Entradas: Kovacevic, Zeno Debast
Saídas: Fatawu, Nazinho, Chico Lamba, Paulinho, Coates, Adán, Neto, Ruben Vinagre, Rafael Pontelo, Sotiris
Imagem: Sporting CP