FC Porto em foco: Temporada 24/25 | Liga Portugal Betclic

 

A Liga Portugal Betclic 2024/2025 está prestes a começar e, neste contexto, faremos uma breve análise às 18 equipas que irão disputar esta competição.

 

A Liga Portugal Betclic 2024/2025 está prestes a começar e, neste contexto, faremos uma breve análise das 18 equipas que irão disputar a competição.

O Futebol Clube do Porto vem da época mais conturbada dos últimos 40 anos. Ficou a 18 pontos do primeiro classificado, perdeu a Supertaça contra o eterno rival, foi eliminado da Taça da Liga pelo Estoril e viveu momentos delicados nos bastidores, com uma mudança de presidência histórica que, há uns anos, seria impensável. No entanto, no meio dessa confusão, surgiram grandes momentos, já apelidados de “Raça de Dragão” (a mística portista), como a chegada aos oitavos de final da Champions, onde se bateram taco a taco com o Arsenal, perdendo em penáltis, a goleada ao Benfica e a conquista da Taça de Portugal frente ao Sporting.

 Sérgio Conceição saiu do comando técnico e o novo presidente, André Villas-Boas, escolheu Vítor Bruno, antigo adjunto de Conceição, para assumir o cargo. A escolha, controversa diga-se, deve-se ao conhecimento que o agora treinador principal tem do plantel, uma vez que, devido à situação financeira do clube, não haverá grandes mudanças. O técnico tem tido uma postura bastante positiva (é notório que todo o clube está em transformação) e quer claramente deixar a sua marca com um futebol ofensivo. Com apenas um jogo oficial, já conquistou um título, a Supertaça, de forma épica (a tal mística), ao vencer o campeão nacional, Sporting, por 3-4, após estar a perder por 3-0 e com uma equipa sem a maioria dos internacionais. A estratégia passou por recuperar alguns ativos que estavam estagnados ou emprestados, como Ivan Jaime, Fran Navarro, Namaso, Carmo e Gonçalo Borges, e apostar em jovens talentos da formação, como Vasco Sousa, Martim Fernandes, Rodrigo Mora e Gonçalo Sousa. Embora no Porto a expectativa seja sempre de luta por títulos, e o resultado da Supertaça seja um reflexo disso, parece consensual que o clube está em fase de mudança e a prioridade é recuperar financeiramente. No entanto, não se deve subestimar esta equipa. Veremos se haverá saídas ou contratações e como será a prestação da equipa com Vítor Bruno, mas as indicações atuais são bastante positivas.


Melhor Jogador: Diogo Costa (Guarda-Redes de 24 anos)

 

É um dos melhores guarda-redes do mundo e o principal ativo do FC Porto. É fantástico a jogar com os pés, exímio entre os postes e um especialista em penáltis (como comprovou no Euro). Veremos se os dragões conseguirão mantê-lo ou terão de vendê-lo. Pepê, Chico e Varela seriam outras boas opções. Ivan Jaime e Nico parecem ser as surpresas da época.

 

Entradas: David Carmo (retorno de empréstimo do Olympiacos), Fran Navarro (retorno de empréstimo do Olympiacos), Francisco Conceição (compra em definitivo do Ajax)

 

Saídas: Pepe, Bernardo Folha, Rodrigo Pinheiro, João Mendes, Mehdi Taremi

 

Imagem: FC Porto

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *