Um Olhar sobre o Euro 2024 – Ucrânia

Está quase a começar uma das competições mais entusiasmantes que o futebol tem para nos oferecer: o Campeonato Europeu. Nesse sentido, iremos fazer uma breve análise de todas as equipas que irão participar no Euro 2024, que será disputado na Alemanha. Neste caso, analisaremos o grupo E, que conta com Eslováquia, Roménia, Ucrânia e Bélgica.

 

A Ucrânia voltará a estar presente num Europeu e foi com muito sofrimento que conseguiram lá chegar. Os ucranianos tiveram de passar 2 fases de playoffs e bater a Bósnia e a Islândia para estarem presentes no Euro 2024, no entanto, o sorteio dos grupos até acabou por ser favorável à seleçao ucraniana que irá partir como favorita ao 2º lugar do grupo E que conta com Bélgica, Roménia e Eslováquia. Serhyi Rebrov será o técnico que irá liderar uma seleção ucraniana que conta com vários nomes de peso na convocatória: Lunin, Zinchenko, Zabarnyi, Mykolenko, Sudakov, Shaparenko, Mudryk, Tsygankov e Dovbyk são todos jogadores de craveira internacional e juntos formam uma base muito forte da seleçao ucraniana que ainda conta com os experientes Stepanenko e Yarmolenko.

 

Melhor Jogador: Oleksandr Zinchenko (Arsenal)

O talentoso jogador ucraniano será a grande figura da equipa neste Europeu. Dotado de um pés esquerdo habilidoso, Zinchenko, costuma ocupar terrenos mais interiores quando representa a sua seleção, ao contrário do que faz no seu clube, e terá um papel preponderante na manobra ofensiva da Ucrânia. Dovbyk merece uma menção devido à excelente temporada que realizou no Girona, foi o melhor marcador da LaLiga, e também será uma das armas da Ucrânia para atacar com força este Europeu.

 

Jovem para acompanhar: Mykhailo Mudryk

O talentoso extremo ucraniano não tem tido vida fácil para os lados de Londres, no entanto, parece ser algo mais coletivo do que individual (muitos jogadores dos blues estão sem sub-rendimento), até pela emoção que envolveu toda a sua compra e pelo valor que foi contratado (70 milhões de euros). Mesmo assim, Mudryk conseguiu mostrar em alguns momentos que poderá ser um dos melhores jogadores do Mundo daqui a uns anos. Dotado de um pé direito fenomenal, com uma capacidade de drible e velocidade fora do normal, o prodígio ucraniano terá neste Europeu a oportunidade para calar todos os críticos que foram aparecendo ao longo desta temporada.

 

Prognóstico: Oitavos Final

A Ucrânia tem uma equipa recheada de talento desde a baliza até à frente do ataque e por isso é uma das seleções mais perigosas de defrontar. A passagem no grupo não deverá, com maior ou menor dificuldade, ser um problema, no entanto, se apanharem seleções de maior craveira as coisas poderão começar a complicar-se.

 

Imagem: goal.com

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *