Está quase a começar uma das competições mais entusiasmantes que o futebol tem para nos oferecer: o Campeonato Europeu. Nesse sentido, iremos fazer uma breve análise de todas as equipas que irão participar no Euro 2024, que será disputado na Alemanha. Neste caso, analisaremos o grupo E, que conta com Eslováquia, Roménia, Ucrânia e Bélgica.
Os ‘Diabos Vermelhos’, nas últimas duas participações, foram até aos quartos de final. No Mundial de 2018, ficaram num histórico terceiro lugar, mas em 2022 foram eliminados na fase de grupos, o que levou à saída do agora selecionador de Portugal, Roberto Martínez. Domenico Tedesco foi o homem escolhido para liderar esta nova era da seleção belga. A maior ausência na convocatória é Courtois, que terá discutido com Tedesco, o que levou a esta decisão. A defesa é o setor onde ainda não ocorreu uma renovação e é o mais frágil dos belgas. Debast, o novo reforço leonino, poderá ser titular no centro da defesa. Do meio-campo para a frente, existe muita qualidade: desde Onana, Tielemans, Carrasco, Lukaku, Trossard, Jeremy Doku e, claro, Kevin De Bruyne.
Melhor Jogador: Kevin De Bruyne
O médio voltou recentemente ao melhor nível depois de uma lesão. Deverá jogar nas costas de Lukaku ou Trossard. É um verdadeiro lançador de bolas e exímio no último passe, seja a rasgar a defesa ou em cruzamentos teleguiados. O modelo de Tedesco permite também a De Bruyne que apareça em zonas onde possa finalizar.
Jovem a seguir: Jeremy Doku
Talvez o mais forte no um para um da atualidade. O jovem do Manchester City é um desequilibrador nato, não tem medo de ir para cima dos defesas e encanta com as suas imprevisíveis fintas. É um dos jogadores mais atrativos da atualidade.
Prognóstico: Quartos de Final
O elenco tem muito talento, mas é algo desequilibrado entre setores. Veremos como Tedesco colocará a equipa a jogar; partem de uma terceira linha de favoritos.
Imagem: NDTV
Pingback: Um Olhar sobre o Euro 2024 – Roménia - Dono da Bola
Pingback: Um Olhar sobre o Euro 2024 – Ucrânia - Dono da Bola