A Liga Portugal Betclic 2024/2025 está prestes a começar e, neste contexto, faremos uma breve análise às 18 equipas que irão disputar esta competição.
Os encarnados tiveram uma temporada 23/24 que não trouxe muitas felicidades, pelo contrário, foi uma época atribulada com algumas divergências entre a massa adepta e o técnico Roger Schmidt e que culminou com apenas 1 troféu ganhou (Supertaça). Mudanças eram esperadas e pedidas a Rui Costa, no entanto, o presidente encarnado decidiu manter a aposta em Roger Schmidt, confiando que o alemão conseguirá colocar a equipa a jogar como fez na sua 1.ª época em que o Benfica foi campeão nacional e chegou longe na Liga dos Campeões. No que ao plantel diz respeito, saíram duas das principais referências dos encarnados em Rafa, o avançado português mesmo não sendo consensual entre os adeptos terminou com 22 golos e 15 assistências na época, e João Neves, o jovem talento encarnado foi muitas vezes o porto seguro do Benfica e assumiu-se como peça fulcral no 11 de Schmidt, que serão muita difíceis de substituir. No que toca a entradas os encarnados voltaram a apostar forte e chegaram nomes de peso como Pavlidis, avançado grego que deu cartas na últimas temporadas na Holanda e já demonstrou na pré-época que poderá resolver os problemas na finalização que o Benfica teve na época passada, Beste, ala-esquerdo alemão que se destacou no Heidenheim a época passada e que chega para pegar de estaca na lateral esquerda que foi uma das maiores incógnitas da época benfiquista, e Leandro Barreiro, chegou a custo zero e deverá ser uma peça importante na rotação do meio-campo podendo jogar a 6 ou 8. Nota ainda para Presttiani, demonstrou na pré-temporada que poderá ser uma das revelações do nosso campeonato e deverá ser a alternativa a Di Maria no plantel, e Rollheiser, parecia com tudo para assumir a titularidade como 8 até à lesão e também deverá assumir um papel relevante no plantel.
Melhor jogador: Angél Di Maria (Extremo, 36 anos)
O jogador argentino foi um dos melhores nos encarnados na temporada passada e mesmo com 36 anos demonstrou que tem qualidade mais que suficiente para fazer a diferença em vários jogos no nosso campeonato. A sua capacidade física foi uma temática algo controversa na época passada com vários intervenientes a defenderem que o jogador deveria ter uma utilização mais espaçada, de forma a estar a 100% nos jogos grandes e para que outros tenham também oportunidade de jogar. Será uma época longa e difícil para os encarnados e para alcançarem os objetivos a que se propõem Di Maria terá de ter um papel essencial.
Entradas: Renato Sanches, Jan-Niklas Beste, Vangelis Pavlidis e Leandro Barreiro
Saídas: João Neves, Pedro Santos, Paulo Bernardo, Henrique Araújo, Kokubo, Jurasek e Rafa Silva
Imagem: SL Benfica