As melhores duplas na NBA até ao momento – Parte VI

A NBA é prolífica em jogadores de nível nível superlativo e hoje em dia quase todas as equipas têm pelo menos dois jogadores de grande calibre. Nesse sentido, iremos classificar as melhores duplas de cada equipa da 30ª à 1ª, com base em estatísticas, no rendimento DESTA temporada e na nossa opinião, sendo que não iremos contar atletas que realizaram menos de 25 jogos na temporada. Esta rubrica será dividida em seis partes, veja a Parte I, Parte II e a Parte III e Parte IV e Parte V.

 

5ª – Los Angeles Clippers  – Kawhi Leonard e Paul George

 

Os Los Angeles Clippers continuam a perseguição ao seu 1º título de campeão na história do franchise, confiando nos talentos das suas estrelas Kawhi Leonard, Paul George e James Harden, e na força dos outros experientes jogadores que constituem o elenco como, Russel Westbrook, Ivica Zubac, Norman Powell, entre outros. Os Clippers têm tido a sua melhor época desde a chegada da dupla Kawhi-George e muito se deve ao simples facto de os dois estarem saudáveis e sem lesões, juntando à chegada de James Harden que alivia muita pressão da dupla quando joga, pois tem capacidade para assumir o papel de base e comandar uma equipa enquanto Kawhi e PG descansam. A época é longa e os Clippers, nos últimos anos, têm sofrido muito com lesões daí que haja muita reticência com o conjunto de LA. A verdade é que se chegarem aos Playoffs em boa forma física, os Clippers deverão ser a maior ameaça aos Denver Nuggets na Conferência Oeste.

Leonard – 23.7 ppg. / 3.7 ast. / 6.2 rpg. / 52.6 Fg% / 42.5 3pt%

George – 22.3 ppg. / 3.7 ast. / 5.3 rpg. / 46.3 Fg% / 40.1 3pt%

 4ª – Oklahoma City Thunder – Shai Gilgeous-Alexander

 

Os Oklahoma City Thunder têm sido a equipa sensação desta temporada na NBA, juntando um basquetebol atrativo a um elevado número de vitórias, que lhes permite estar no 1º lugar da Conferência Oeste, á data deste artigo. Os Thunder são, a par dos Celtics, a única equipa que está no top-7 de melhor rating ofensivo (3º) e melhor rating defensivo (7º) e para isso muito contribuem os seus dois principais jogadores: Shai Gilgeous-Alexander e Chet Holmgren. Shai, base canadiano, tem sido uma das referências da temporada, foi titular no All-Star e tem sido constantemente associado ao prémio de MVP chegando mesmo a estar em 1º nalgumas listas à frente de Jokić. O jogador de 25 está a realizar máximos de carreira na eficácia de lançamento, em assistências e em roubos de bola, onde é o 1º na NBA. A juntar a esta época de Shai, o rookie Chet Holmgren tem realizado uma época fenomenal, entregando aos Thunder exatamente aquilo que a equipa necessitava o ano passado, forte presença defensiva dentro do garrafão e capacidade de tiro exterior, que permite que Shai consiga penetrar para o cesto com maior facilidade. Os Thunder ainda são jovens, 4ª equipa mais nova na NBA, mas já estão aqui para enfrentar as melhores equipas e baterem-se de frente. Este até pode não ser o ano, mas o que está a ser construído em OKC parece ter pernas para andar durante alguns anos.

Shai – 30.9 ppg. / 6.3 ast. / 5.7 rpg. / 54.4 Fg% / 2 spg.

Chet – 16.8 ppg. / 2.7 ast. / 7.9 rpg. / 53.7 Fg% / 2.5 bpg.

 

3ª – Milwaukee Bucks – Giannis Antetokounmpo e Damian Lillard

Os Milwaukee Bucks entraram nesta época com expectativas renovadas, optaram por trocar o base Jrue Holiday por Damian Lillard, estrela de Portland, que é um dos melhores bases da Liga. A troca por Lillard veio no seguimento de um pedido de Giannis para que houvesse uma melhoria no elenco, obrigando o front-office a mexer. A dupla Giannis-Lillard, no papel, teria tudo para ser a melhor desta Liga, juntando a capacidade de lançamento exterior de Lillard, com o poder físico e a qualidade de Giannis no jogo interior, mas as coisas não correram assim tão bem no início, Lillard demorou a adaptar-se, e muitos duvidaram se os Bucks tinham tomado a escolha certa. A verdade é que a equipa conseguiu dar a volta, Lillard voltou aos seus números e o pick and roll com Giannis tornou-se a jogada de eleição dos Bucks, diga-se que é a 2ª jogada mais imparável da Liga só atrás do P&R de Jokić e Murray. A época não tem sido um mar de rosas, mas se continuar na trajetória ascendente os Bucks poderão mesmo ser a única equipa capaz de impedir os Celtics de chegarem ás Finais da NBA.

Giannis – 30.8 ppg. /6.4 ast. / 11.2 rpg. / 61.6 Fg% / 1.2 spg.

Lillard – 24.3 ppg. / 6.9 ast. / 4.4 rpg. / 42.4 Fg% / 35.2 3pt%

 

2ª – Boston Celtics – Jason Tatum e Jaylon Brown

 

Os Boston Celtics tem sido ao longo desta temporada na NBA, a melhor equipa na Liga. Os Celtics têm o 2º melhor rating ofensivo da Liga e o 6º melhor rating defensivo na Liga, o que demonstra a capacidade e qualidade da equipa de Boston a jogar nos dois lados do campo. Os Celtics já tinham um elenco promissor o ano passado e falharam as Finais porque foram superados por uma equipa dos Miami Heat que esteve intratável durante os Playoffs, e este ano juntaram a esse conjunto Jrue Holiday, abdicaram de Brogdon e Robert Williams, e Kristpaz Porzingis, em troca por Grant Williams. As chegadas de Holiday e Porzingis deram a Boston a experiência e qualidade necessária para colocarmos os Celtics como os principais favoritos ao título e por muito bons que ambos sejam, Jason Tatum e Jaylen Brown são as estrelas da companhia. Tatum está a assumir-se cada vez mais como uma das caras da Liga, é um pouco “prejudicado” ao nível dos prémios individuais porque está numa equipa com muitos bons jogadores o que baixa a sua estatística, e Brown está a demonstrar a evolução que se esperaria e parece perfeito para o papel de 2º melhor jogador da equipa. A valia da equipa de Boston está no seu todo, no entanto a importância e qualidade do duo Tatum-Brown tem sido inegável e por isso ficam no 2º lugar da nossa lista.

Tatum – 27 ppg. / 4.9 ast. / 8.3 rpg. / 47.4 Fg% / 37.6 3pt%

Brown – 23.1 ppg. / 3.7 ast. / 5.6 rpg. / 50.2 Fg% / 35.4 3pt%

 

1ª – Denver Nuggets – Nikola Jokić e Jamal Murray

 

Para surpresa de poucos a dupla dos atuais campeões da NBA é a nossa 1ª classificada nesta lista. Os Denver Nuggets, campeões em título, continuam a demonstrar esta época que a vitória do ano passado não foi nenhum acidente e que estão cá para ficar no topo durante muitos anos, pelo menos enquanto tiverem Nikola Jokić e Jamal Murray na equipa, sem desprezar os restantes jogadores que também são importantes como Gordon, MPJ ou Pope. O poste sérvio está novamente a realizar uma época simplesmente abusada em termos de números, dominando todas as estatísticas possíveis e irá ficar mais uma vez muito perto de terminar com uma média de triplo-duplo na temporada, sendo obviamente o favorito ao prémio de MVP, a lesão de Embiid impediu mais uma luta entre os dois postes pelo prémio. O seu parceiro, Jamal Murray está a fazer uma época dentro do que nos tem habituado, muito consistente e acima de tudo clutch, aparecendo nos momentos que a equipa mais precisa. Esquecendo aquelas que são as estatísticas individuais de cada jogador, a razão pela qual Jokić e Murray estão em 1º prende-se muito com a forte química que têm. O pick and roll entre os dois é a jogada mais eficaz na NBA actualmente devido ao que gera no jogo para a equipa dos Nuggets e já foi declarado por alguns jogadores como uma “jogada imparável”. Veremos se os Nuggets conseguem confirmar o seu favoritismo numa difícil Conferência Oeste e se conseguem, acima de tudo, repetir a conquista do ano passado, que colocaria cada vez mais esta equipa como a próxima dinastia na NBA.

Jokić – 26 ppg. / 9.1 ast. / 12.2 rpg. / 58.4 Fg% / 34.9 3pt%

Murray – 20.9 ppg. / 6.6 ast. / 4.1 rpg. / 47.9 Fg% / 41.6 3pt%


Imagem: Denver Nuggets

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *