A NBA é prolífica em jogadores de nível nível superlativo e hoje em dia quase todas as equipas têm pelo menos dois jogadores de grande calibre. Nesse sentido, iremos classificar as melhores duplas de cada equipa da 30ª à 1ª, com base em estatísticas, no rendimento DESTA temporada e na nossa opinião, sendo que não iremos contar atletas que realizaram menos de 25 jogos na temporada. Esta rubrica será dividida em seis partes, veja a Parte I e a Parte II.
20ª – Memphis Grizzlies – Jaren Jackson Jr. e Desmond Bane
Os Memphis Grizzlies são umas das melhores e mais promissoras equipas da NBA, no entanto esta temporada têm sido assolados com lesões desde o início, que a juntar à suspensão de Ja Morant (que também se lesionou após retornar) fazem com que esta equipa esteja longe dos playoffs e a competir para ganhar um escolha alta no próximo Draft. Dito isto, a equipa de Memphis ainda teve alguma parte da época com dois dos seus melhores jogadores disponíveis e é nisso que nos vamos basear. Jaren Jackson Jr. e Desmond Bane serão duas pedras basilares no futuro dos Grizzlies e conseguiram demonstrá-lo a espaços nesta época. JJJ já é um defensor de elite e tem mostrado progresso no seu jogo ofensivo, já Bane apesar do seu wingspan curto mostrou ser um dos melhores lançadores da Liga e um defensor bem capaz também. Com o regresso de Morant para a próxima época, a dupla de Memphis será Jaren Jackson-Ja Morant e estará certamente mais acima na lista.
Jackson Jr. – 22.4 ppg. / 2.1 ast. / 5.6 rpg. / 44.4 Fg% / 1.6 bpg.
Bane – 24.4 ppg. / 5.3 ast. / 4.6 rpg. / 47.4 Fg% / 38.4 3pt%
19ª – Houston Rockets- Alperen Sengun e Fred VanVleet
Os Houston Rockets entraram nesta temporada com as expectativas em alta devido à sua forte aposta na free Agency onde adquiriram Fred VanVleet e Dillon Brooks como peças mais importantes. A ideia era juntar esses jogadores experientes, aos jovens talentosos que estão a evoluir em Houston como Sengun e Jalen Green, mas não está a correr como esperado com a equipa dos Rockets a estar fora da zona dos playoffs. No entanto, nem tudo é mau, e há que destacar a química entre VanVleet e Sengun, têm o 2º melhor ratio de base/poste em termos de eficácia na NBA, que vem estando cada vez melhor. O poste turco, individualmente, vem sendo mesmo o maior destaque dos Texanos e já há quem o compare a Nikola Jokić. Já o base de 29 anos, apesar de ter baixado o seu número de pontos marcados, assumiu-se como o base e líder da equipa e está a ter a sua melhor época da carreira ao nível de assistências.
Sengun – 21.1 ppg. / 5 ast. / 9.3 rpg. / 53.7 Fg% / 1.2 spg.
VanVleet – 16.8 ppg. / 8 ast. / 3.8 rpg. / 48.4 Fg% / 40.1 3pt%
18ª – Indiana Pacers – Tyrese Haliburton e Pascal Siakam
Os Indiana Pacers são umas das equipas mais entusiasmares de assistir esta temporada. Comandados por Haliburton têm neste momento o melhor ataque da NBA com cerca de 123 pontos marcados por jogo e apresentam um estilo de jogo rápido e que dá gosto ver jogar, no entanto são também uma das piores defesas da Liga e por isso estão apenas no meio da tabela na Conferência Este. Haliburton está a fazer uma época brutal, foi titular no jogo All-Star, lidera a liga em assistências, e para cimentar essa sua boa temporada os Pacers adquiriram Pascal Siakam aos Raptors de modo a ter mais um jogador de qualidade provada a seu lado. Como dupla ainda têm pouco tempo de jogo, mas já demonstram alguma química entre si e por isso ficam na 18ª posição da nossa lista.
Haliburton – 20.7 ppg. / 11.4 ast. / 3.9 rpg. / 48.2 Fg% / 37 3pt%
Siakam – 20.3 ppg. / 4.2 ast. / 7.2 rpg. / 55.1 Fg% / 37.8 3pt%
17ª – Miami Heat – Jimmy Buler e Bam Adebayo
A equipa dos Miami Heat já nos habitou a apresentar o seu melhor rendimento apenas quando chegam os Playoffs e esta temporada não tem fugido à regra. Os Heat estão “apenas” no 8º lugar da Conferência Oeste, e se acaba-se hoje teriam de jogar o Play-In para saber quem iriam defrontar na 1ª ronda dos Playoffs. A verdade é que mesmo assim a dupla Butler-Adebayo tem demonstrado a sua qualidade ao longo da temporada. Adebayo, que foi escolhido para o All-Star Game, tem realizado uma época dentro daquilo que nos tem habituado, faz da sua grande força a versatilidade defensiva, e apenas precisa de melhorar na sua agressividade ao cesto. Já Butler, assim como Adebayo, também tem sido imponente na defesa, mas está acima de tudo a ter a melhor época na carreira a lançar de triplo, o que poderá ser muito importante quando entrarmos nos Playoffs.
Butler – 19.9 ppg. / 6.1 ast. / 8.2 rpg. / 47.5 Fg% / 34.1 3pt%
Adebayo – 20.8 ppg. / 4 ast. / 6.2 rpg. / 55.3 Fg% / 41.7 3pt%
16ª – Golden State Warriors – Steph Curry e Draymond Green
Os Golden State Warriors têm sido, discutivelmente, o franchise mais emblemático da última década da NBA, no entanto esta temporada parecem ter perdido a sua aura. Curry está a realizar uma temporada abaixo do seu nível, tem mínimos de carreira em assistências e ressaltos, e mesmo no número de pontos e na percentagem de lançamento de 3 está ao nível das suas primeiras épocas na Liga. Para isso muito têm contribuído as épocas menos conseguidas de Draymond Green, defensivamente baixou o nível, assim como ao nível do passe, e ainda esteve algum tempo suspenso, e principalmente de Klay Thompson, que parece uma sombra de si mesmo, e está com percentagens mínimas ao nível do lançamento quando comparado com o resto da sua carreira, tendo mesmo chegado a sair do banco em alguns jogos durante esta temporada. Apesar de estarem a ser épocas negativas, segundo o padrão que Curry e Green nos acostumaram, a 16ª posição é o mínimo para uma dupla do calibre destes dois jogadores, que como sabemos, assim que chegarem aos Playoffs poderão dar a volta a esta situação e assumirem-se como candidatos ao título.
Curry – 26.9 ppg. / 4.9 ast. / 4.4 rpg. / 44.9 Fg% / 40.7 3pt%
Green – 9 ppg. / 5.9 ast. / 7 rpg. / 49.5 Fg% / 42.3 3pt%
Imagem: Golden State Warriors
Pingback: As melhores duplas na NBA até ao momento – Parte IV