A Liga Portugal Betclic 2024/2025 está prestes a começar e, neste contexto, faremos uma breve análise às 16 equipas que irão disputar esta competição.
O Arouca vem de mais uma grande época e, nas duas últimas temporadas, tem-se afirmado como uma das melhores equipas fora do habitual top-5. Daniel Sousa foi o principal responsável pelo 7.º lugar alcançado na época passada e pela valorização de ativos que resultaram em vendas astronómicas para a realidade do clube arouquense (Rafa Mújica foi vendido por 10 milhões de euros). Contudo, o técnico assinou pelo SC Braga. A aposta para treinador recaiu sobre Gonzalo García, um técnico uruguaio desconhecido do público português, mas que tem como grande feito na ainda curta carreira a melhor classificação de sempre do NK Istra, da Croácia, o quinto lugar. Terá a difícil missão de superar o trabalho de Daniel Sousa.
Os Lobos perderam a sua grande estrela, Rafa Mújica, o avançado espanhol que marcou incríveis 23 golos em 36 jogos na época passada, e ainda existe a dúvida quanto à possível saída do guardião uruguaio De Arruabarrena. No entanto, a venda de Mújica permitiu ao Arouca manter quase todo o restante plantel e ainda contratar alguns jovens jogadores que se espera que possam fazer a diferença. A nível de pré-época, as indicações não foram muito positivas: em 5 jogos, a equipa perdeu 3 (contra São João de Ver, Académico de Viseu e Rio Ave), empatou a zero com o Tondela e ganhou apenas um (contra a Oliveirense).
Melhor jogador: Cristo González (Avançado/extremo espanhol de 26 anos)
Após a saída do seu compatriota Rafa Mújica, Cristo González é agora a grande estrela da equipa. Foi essencial na época passada, realizando 42 jogos, com 18 golos e 10 assistências. É surpreendente a sua continuidade após a excelente época que fez. Cristo é muito forte na pressão alta e liga-se muito bem com os colegas. Veremos como se sairá nesta época em que será a principal figura da equipa.
Entradas:
Henrique Araújo (Benfica), Taichi Fukui (Bayern München), Jose Fontán (Celta de Vigo), Tiago Esgaio (SC Braga), Pablo Gozálbez (Valencia), Nico Mantl (Red Bull Salzburg), Alex Pinto (Gil Vicente), Chico Lamba (Sporting)
Saídas:
Yanis Hamache, Luiz Gustavo, Yaw Moses, Jerome Opoku, Rafa Mújica
Imagem: Arouca/Facebook