Um Olhar sobre o Euro 2024 – Portugal

 

Está quase a começar uma das competições mais entusiasmantes que o futebol tem para nos oferecer: o Campeonato Europeu. Nesse sentido, iremos fazer uma breve análise de todas as equipas que irão participar no Euro 2024, que será disputado na Alemanha. Neste caso, analisaremos o grupo F, que conta com Portugal, República Checa, Turquia e Geórgia.

 

A seleção nacional tem a melhor geração da sua história e é claramente um dos três favoritos à conquista do troféu. Depois da eliminação frente a Marrocos no Mundial do Qatar e da consequente saída de Fernando Santos, o homem escolhido foi Roberto Martínez, que não demorou a ganhar os portugueses com um apuramento 100% vitorioso e com muitos golos. Mal chegou à seleção, o técnico espanhol não demorou a definir um grupo, o núcleo duro de jogadores em quem mais confia e que não falham uma convocatória. Experimentou também uma formação com três defesas que poderá vir a ser utilizada no Euro, permitindo retirar o melhor de alguns jogadores. No entanto, existem algumas dúvidas sobre como será quando enfrentarmos uma seleção de valor idêntico; o amigável frente à Croácia veio acentuar essa dúvida. As maiores ausências são Guerreiro e Otávio, que ficam fora por lesão. Também Pote e Trincão ficaram de fora por opção. Existem também algumas dúvidas em relação ao estado físico de Pepe, que, em condições normais, é titular, o que pode influenciar a decisão da formação escolhida. Nas laterais, existem várias opções e todas 100% viáveis. O grande destaque é Bruno Fernandes, que é atualmente o jogador mais decisivo do plantel. Vitinha, que vem de uma época fantástica, também deverá começar no onze, apesar de João Neves estar a jogar a um nível fantástico. Na frente, Ronaldo deverá ser titular e deu uma boa amostra do que ainda pode fazer no amigável frente à Irlanda. Veremos como estará Félix e Bernardo, e se Rafael Leão vai finalmente explodir na seleção. Jota deverá ser um trunfo para saltar do banco, tal como Chico Conceição e Pedro Neto. Veremos se Roberto Martínez vai conseguir potenciar todo este talento e trazer o caneco.

 

Melhor Jogador: Bruno Fernandes (Manchester United)
Neste momento, é o jogador mais decisivo desta equipa. A maneira como marca, assiste e lidera o jogo é impressionante. O médio tem estado em grande forma ao serviço da seleção e é de quem mais se espera para liderar esta caminhada. Ronaldo, apesar de já se notar as marcas naturais da idade, tem vindo a melhorar o seu rendimento. O jogo com a Irlanda foi o seu melhor em muito tempo, e com aquela postura e moral pode mesmo vir a ser decisivo neste campeonato (ter o melhor finalizador da história do futebol em grande forma seria fenomenal).

 

Jovem a acompanhar: Francisco Conceição (FC Porto)
Escolha difícil, pois existe João Neves, mas Chico poderá ser decisivo em jogos complicados. É um abre-latas; a forma como nunca desiste e a vontade que tem de assumir o jogo são fora do normal. Forte no um para um, promete sair do banco para mexer com o jogo sempre que necessário. João Neves é um 8 feito e, aos 19 anos, é um fenómeno. No entanto, à partida terá maiores dificuldades em ter minutos, pois terá como concorrentes Vitinha e Bruno Fernandes.

 

Prognóstico: Vencedor
Favoritos à conquista, a par da França e Inglaterra. O elenco português é uma junção de experiência (Pepe e Ronaldo), juventude e irreverência (J. Neves, Chico, Leão), e raça e qualidade na definição (Bruno, Jota). Veremos se Roberto Martínez vai conseguir estar à altura das expectativas, que neste momento são muitas.

 

Imagem: FPF

3 thoughts on “Um Olhar sobre o Euro 2024 – Portugal”

  1. Pingback: Um Olhar sobre o Euro 2024 – República Checa - Dono da Bola

  2. Pingback: Um Olhar sobre o Euro 2024 – Turquia - Dono da Bola

  3. Pingback: Um Olhar sobre o Euro 2024 – Geórgia - Dono da Bola

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *