Está quase a começar uma das competições mais entusiasmantes que o futebol tem para nos entregar, o Europeu. Nesse sentido iremos fazer uma breve análise a todas as equipas que irão participar no Euro 2024, que irá ser disputado na Alemanha. Neste caso analisaremos o grupo B, “grupo da morte”, que conta com Espanha, Itália, Croácia e Albânia.
A Espanha chega a este Europeu com a certeza de que já começou a preparar a sua nova geração de talentos, são poucos os jogadores que têm mais de 30 anos, no entanto há algo que nunca irá mudar no ADN espanhol: o seu estilo de jogo. A La Roja, apesar de já não ter os protagonistas de outros tempos, ainda é uma das equipas mais difíceis de defrontar no panorama mundial, como se viu na recente conquista da Liga das Nações, e por isso as expetativas são sempre altas para este conjunto. O sorteio não foi muito favorável e a seleção espanhola irá medir forças com Itália, Croácia e Albânia na fase de grupos, pelo que será importante estarem na sua melhor forma logo no início da competição ou as contas pela passagem poderão complicar-se. A equipa irá fazer valer-se pelo coletivo, no entanto, tem vários jogadores com grande qualidade individual e que poderão fazer a diferença como Rodri, Pedri, Dani Olmo ou Lamine Yamal.
Melhor Jogador: Rodri Hernandez (Manchester City)
O médio espanhol do Manchester City tem-se assumido como o melhor trinco do Mundo nas últimas temporadas e é imprescindível tanto no City, como na seleção espanhola. A capacidade técnica, de passe e de leitura de jogo do médio serão essenciais na manobra da Espanha e estará nele o equilíbrio da equipa.
Jovem para acompanhar: Lamine Yamal (Barcelona)
O prodígio espanhol de 16 anos, apresentou-se ao futebol mundial na temporada passada quando surgiu na equipa principal do Barcelona e desde aí que pegou de estaca o lugar na equipa principal dos blaugrana, valendo-lhe uma merecida chamada à seleção nacional com apenas 16 anos. O extremo esquerdino será uma das principasi armas atacantes de Espanha e com a sua irreverência no drible e velocidade irá, certamente, criar pesadelos nas defensivas contrárias.
Prognóstico: Quartos Final
Os percurso da seleção espanhola é sempre muito difícil de prever, são uma daquelas equipas que se conseguirem engatar são capazes de bater qualquer conjunto, no entanto a menor qualidade individual, quando comparada com outras seleções deverá ser um problema para os espanhóis quando enfrentarem conjuntos de maior valia.
Imagem: RFEF
Pingback: Um Olhar sobre o Euro 2024 – Itália - Dono da Bola
Pingback: Um Olhar sobre o Euro 2024 – Albânia - Dono da Bola
Pingback: Um Olhar sobre o Euro 2024 – Croácia - Dono da Bola