Está quase a começar uma das competições mais entusiasmantes que o futebol tem para nos entregar, o Europeu. Nesse sentido iremos fazer uma breve análise a todas as equipas que irão participar no Euro 2024, que irá ser disputado na Alemanha.
A Alemanha tem como grande objetivo vencer o Europeu em casa. Depois dos dois últimos Mundiais, eliminados na fase de grupos, e da eliminação nos oitavos do Euro 2020, Nagelsmann, visto como uma das maiores promessas de treinadores a nível mundial, foi nomeado treinador da seleção alemã, com o objetivo de revitalizar a seleção nacional para o Euro 2024. A convocatória para este Euro comprova que a renovação está a ser realizada, com algumas ausências de renome e convocação de jovens de grande talento que podem voltar a trazer a Alemanha à glória.
A Mannschaft possui um elenco que é um misto de experiência e juventude, aproveitando-se do talento de jovens como Florian Wirtz e Jamal Musiala e da experiência de Kroos, Muller ou Gundogan. Tem ainda jogadores de grande qualidade como Sané, Havertz, Kimmich ou Rudiger. O elenco alemão vai beber ainda muito das grandes prestações de clubes como Leverkusen, Estugarda e Dortmund esta época. Nagelsmann, no entanto, surpreendeu tudo e todos com ausências de renome e algo surpreendentes como Goretzka, Brandt, Adeyemi, Hummels, Reus, Werner, Sule, Gnabry ou Pavlovic (este último por lesão).
Melhor jogador: Toni Kroos (Real Madrid)
O médio do Real Madrid é uma lenda do desporto. Conhecido pela sua capacidade técnica e de controlar o ritmo de jogo, um maestro em campo. Depois de ter rejeitado participar no Mundial do Qatar devido aos controversos problemas nos direitos humanos da competição, o médio anunciou que regressaria para a sua última competição antes da reforma. Quererá certamente fechar a carreira em grande com uma vitória no Euro, ainda por cima jogado no seu país.
Jovem a acompanhar: Jamal Musiala (Bayern Munique)
A escolha poderia pender para Florian Wirtz, que fez uma época sensacional no Leverkusen, mas Musiala é a grande estrela da equipa e o jogador a quem se pede mais. O médio ofensivo tecnicamente é fantástico e entre linhas é um perigo constante, tem facilidade no remate e é ótimo na decisão, possui ainda grande velocidade e é forte no um para um.
Prognóstico: Meias-finais
Não deve ter dificuldades em ultrapassar a fase de grupos e em fazer melhor do que nos últimos torneios. Apesar do talento da equipa e do fator casa, a Alemanha parece estar numa segunda linha de favoritos, atrás de elencos recheados como são os de França, Portugal e Inglaterra.
Imagem: Germany/X
Pingback: Um Olhar sobre o Euro 2024 – Suíça - Dono da Bola
Pingback: Um Olhar sobre o Euro 2024 – Escócia - Dono da Bola
Pingback: Um Olhar sobre o Euro 2024 – Hungria - Dono da Bola