Resultado positivo, mas curto na perspectiva do Sporting. Os leões foram superiores durante a maioria do encontro mas não conseguiram capitalizar essa superioridade e deixam a eliminatória em aberto para a 2.a mão. Pote foi um dos melhores, juntamente com a dupla de meio-campo Hjulmand-Morita e com Gyokeres, o sueco tem de melhorar na definição de alguns lances. Do lado do Benfica, a estratégia inicial de Schmidt não resultou, a ideia era tirar as referência aos defesas do Sporting mas não foi eficaz, e a equipa só fez o seu primeiro remate já na 2.a parte. No entanto, Schmidt ainda foi a tempo de perceber o erro e a entrada de Tengstedt melhorou o jogo dos encarnados ao dar mais liberdade de movimentos a Rafa e, principalmente, Di Maria. O argentino voltou a mostrar o porquê de ser imprescindível para a equipa, a facilidade com que tira adversários da frente e cria perigo na defensiva adversária não está ao nível de muitos, oferecendo um golo a Aursnes e marcado outro que acabaria anulado. António Silva também esteve em destaque pela positiva, conseguiu anular Gyokeres na grande maioria dos lances, ao contrário de Otamendi que além do erro no golo, nunca pareceu confortável nos duelos contra o sueco. Nota ainda para Neres que esteve completamente desaparecido da partida, assim como Kokcu.
O Sporting recebeu e venceu o Benfica na 1.a mão das meias-finais da Taça de Portugal por 2-1 e deixou tudo em aberto para o duelo da 2.a mão no Estádio da Luz. Os leões entraram melhor e colocaram-se na frente por intermédio de Pedro Gonçalves logo aos 9 minutos. O segundo golo chegou apenas na 2.a parte com o avançado sueco Gyokeres a picar o ponto novamente, numa jogada onde ganha na profundidade a Otamendi. O Benfica ainda conseguiu reduzir por Aursnes, após um cruzamento teleguiado de Di Maria. O argentino iria colocar a bola novamente dentro da baliza leonina, mas o golo foi anulado pelo VAR por interferência de Tengstedt no campo de visão do guarda redes Israel. Até ao final o Sporting também viu o VAR anular um golaço a Nuno Santos, por fora de jogo de Paulinho.
A 2.a mão da Taça de Portugal está marcada para o dia 3 de abril, no Estádio da Luz.
Boa análise da 1.a mão desta eliminatória. Perspectiva-se um duelo interessante na 2.a mão, com as 2 equipas a quererem mostrar o seu valor.
Curioso para ver o desempenho do Gyokeres no segundo jogo, se vai descair mais para o lado esquerdo defensivo do Benfica (que por sinal, é mais debilitado defensivamente) e como é que os encarnados vão combater esse problema.