Os 5 candidatos a MVP da NBA para o “Dono da Bola”

 

A época regular da NBA terminou e isso significa que chegou a altura dos prémios individuais serem atribuídos e dentro desses prémios existe um que se destaca dos demais, o prémio de MVP (Most Valuable Player). Decidimos fazer um top-5 daqueles que foram os melhores jogadores, na nossa opinião, na NBA, entendo que todos poderão ter argumentos para receber o prémio.

 

Nikola Jokić (Denver Nuggets) – O poste sérvio voltou a rubricar uma temporada individual brutal, à qual juntou o sucesso coletivo da sua equipa, que terminou o 2º lugar da Conferência Oeste em igualdade pontual com o 1ª. O “Joker” terminou a temporada com médias de 26.4 pontos, 12.4 ressaltos e 9 assistências, lançando uns impressionantes 58.3% de field-goal, além disso Jokić ficou em 1º lugar no que a % de winshares diz respeito, que é uma estatística que avalia o número de vitórias que um jogador contribui para a sua equipa, neste caso os Nuggets ganharam mais 17 jogos do que esperado por terem o sérvio em campo.

 

Luka Doncic (Dallas Mavericks) – O esloveno dos Dallas Mavericks foi mais uma a realizar uma época extraordinária, assegurando o título de melhor marcador da NBA com uma média de 33.9 pontos por jogo, aos quais juntou 9.2 ressaltos e 9.8 assistências, ficando muito perto de terminar a época com uma média triplo-duplo. Além disso, Luka liderou os Mavs em ressaltos e assistências demonstrando toda sua influência na excelente época que os texanos realizaram, chegando mesmo ás 50 vitórias.

 

Shai Gilgeous-Alexander (Oklahoma City Thunder) – O base dos OKC Thunder realizou a melhor temporada da sua carreira, assumindo-se como a estrela daquela que foi a equipa mais nova de sempre na história da NBA a vencer a Conferência Oeste. Shai Gilgeous-Alexander terminou com uma média de 30 pontos, 5.5 ressaltos e 6.2 assistências, além disso foi um dos melhores defensores da temporada, tendo mesmo liderado a NBA em roubos de bola. 

 

Giannis Antetokounmpo (Milwaukee Bucks) – O extremo-poste grego voltou a realizar uma temporada absurda a nível estatístico, tornando-se o primeiro jogador na história da NBA a ter uma média de 30 pontos e a lançar no mínimo 60% de lançamentos de campo. No entanto, o pouco sucesso coletivo da equipa de Milwaukee não ajuda o caso de Giannis na luta pelo prémio de MVP.

 

Jayson Tatum (Boston Celtics) – O norte-americano realizou mais uma época muito boa a nível individual, desde o momento em que entrou na Liga Tatum tem demonstrado um crescimento e uma evolução muito boas, e assumiu-se como o melhor jogador da melhor equipa da NBA na época regular. Os número do extremo dos Celtics podem não saltar à vista, já que a equipa dos Celtics tem muitos bons jogadores com bons números, mas Tatum demonstrou várias vezes que quando chega o momento de assumir a bola no final do joga é nele que caem todas as expectativas.

 

Classificaçao Final para o “Dono da Bola”:

 

1º – Shai Gilgeous-Alexander (Oklahoma City Thunder)

2º – Nikola Jokić (Denver Nuggets)

3º – Luka Doncić (Dallas Mavericks)

4º – Giannis Antetokounmpo (Milwaukee Bucks)

5º – Jayson Tatum (Boston Celtics)

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *