Sem grandes surpresas tendo em conta as convocatórias de Roberto Martinez. A maior acaba por ser Pedro Neto, que tem tido uma época marcada por lesões, mas quando está em boas condições é quase incontestável a sua chamada. A ausência mais notória é Raphael Guerreiro, que falha por lesão, conforme referiu o técnico espanhol. Matheus Nunes também surpreende pela não convocatória, sendo campeão inglês e dando outro tipo de recursos, como no transporte de bola, e apesar de estar longe de ser titular no City. Contudo, Félix e Patrício também não são titulares nos seus clubes (apesar de, no caso do guarda-redes, parecer ser uma questão de balneário). Já Pote volta a não ser chamado e, apesar da grande época, acaba por ficar de fora por excesso de qualidade da equipa das Quinas e, na verdade, nunca contou verdadeiramente para Martinez. Em termos de qualidade individual, Portugal é claramente top 3 e veremos como a equipa vai reagir quando apanhar pela frente uma equipa do mesmo nível.
Roberto Martinez, selecionador nacional, anunciou os 26 convocados escolhidos para representar Portugal no Euro 2024. As principais surpresas são a inclusão de Pedro Neto e a ausência de Raphael Guerreiro e Matheus Nunes. A equipa integrará um estágio em Portugal, onde irá defrontar, em jogos de preparação, a Finlândia, em Alvalade a 4 de junho, a Croácia, no Estádio do Jamor a 8 de junho, e a República da Irlanda, no Estádio Municipal de Aveiro a 11 de junho.
Portugal arranca o Europeu contra a República Checa em Leipzig no dia 18 de junho, seguindo-se a Turquia no dia 22 em Dortmund, e finalmente a Geórgia no dia 26 em Gelsenkirchen.
Eis os convocados da seleção nacional:
Guarda-redes: Diogo Costa (FC Porto), Rui Patrício (AS Roma), José Sá (Wolverhampton)
Defesas: João Cancelo (Barcelona), Diogo Dalot (Manchester United), Pepe (FC Porto), Rúben Dias (Manchester City), António Silva (Benfica), Gonçalo Inácio (Sporting), Nuno Mendes (PSG), Danilo Pereira (PSG), Nélson Semedo (Wolverhampton)
Médios: Bernardo Silva (Manchester City), Bruno Fernandes (Manchester United), João Palhinha (Fulham), João Neves (Benfica), Vitinha (PSG), Otávio (Al Nassr), Rúben Neves (Al Hilal)
Avançados: Rafael Leão (AC Milan), Cristiano Ronaldo (Al Nassr), Francisco Conceição (FC Porto), João Félix (Barcelona), Gonçalo Ramos (PSG), Diogo Jota (Liverpool), Pedro Neto (Wolverhampton)