Tal como nos outros jogos da 1ª ronda, as equipas da casa venceram e conseguiram a vantagem na eliminatória. Os Celtics mostraram que não estão para brincadeiras, e frente a uns Heat sem Jimmy Butler não vacilaram, terminando com 22 triplos marcados e com 6 jogadores com 10 ou mais pontos marcados. Já os Clippers, sem Kawhi Leonard, dominaram os Dallas Mavericks com James Harden em modo vintage, era necessário na ausência de Kawhi que Harden assumisse o lado ofensivo em conjunto com Paul George, mas Zubac foi a peça diferenciadora na partida ao dominar o garrafão e obrigando Dallas a estar constantemente a trocar de poste. Os Bucks, sem Giannis, venceram uns “verdinhos” Pacers com Damian Lillard a mostrar o porquê de ser um jogador Top-75 na história da NBA e marcou 35 pontos na 1ª parte, um recorde no franchise de Milwaukee nos Playoffs. Já os Thunder, sofreram para bater os Pelicans, sem Zion Williamson, e conseguiram a sua 1ª vitória nos Playoffs desde 2019 com Shai Gilgeous-Alexander e Jalen Williams em destaque.
Na 2ª noite dos Playoffs da NBA, manteve-se a normalidade, com as equipas da casa a vencerem todos os seus jogos e a garantirem vantagem nas suas séries. Os Boston Celtics venceram os Miami Heat por 114-94 com Jayson Tatum em destaque ,ao apontar um triplo-duplo com 22 pontos, 10 ressaltos e 10 assistências. Nos Miami Heat, Bem Adebayo foi a melhor unidade com 24 pontos, 6 ressaltos e 3 assistências. Em Los Angeles, os Clippers venceram os Dallas Mavericks por 109-97 com James Harden a ter uma exibição que fez lembrar os seus tempos nos Houston Rockets. O “barbas” apontou 28 pontos e 8 ressaltos, marcando 6 importantíssimos triplos para ajudar na vitória da sua equipa. Paul George (22p, 6res e 3ast) e Zubac (20p e 15res) também forma importantes. Do lado de Dallas, Doncic terminou com 33 pontos, 13 ressaltos e 6 assistências e Kyrie Irving fez 31 pontos, 7 ressaltos e 4 assistências, mas não foram suficientes para levar a sua equipa à vitória. Em Milwaukee, os Bucks venceram os Pacers com uma grande exibição de Damian Lillard. O base ex-Portland, dominou a partida na 1ª parte ao apontar 35 pontos em 19 minutos, demonstrando aos fãs dos Bucks o porquê de ser considerado um dos melhores jogadores da Liga. Middleton também esteve em destaque ao apontar 23 pontos, 10 ressaltos e 4 assistências. Nos Pacers, Pascal Siakam foi o único jogador a aparecer e terminou com 36 pontos e 12 ressaltos, destaque negativo para Tyrese Haliburton que fez apenas 9 pontos no jogo, apesar das 8 assistências. Por fim, os Thunder regressaram da melhor forma aos Playoffs ao vencer os New Orleans Pelicans por 94.92. Shai Gilgeous-Alexander, foi o melhor jogador em campo, terminou com 28 pontos, 6 ressaltos e 4 assistências e teve uma boa ajuda de Jalen Williams (19 pontos, 7 ressaltos e 4 assistências) e Chet Holmgren (15 pontos, 11 ressaltos e 5 bloqueios) nas suas estreias nos Playoffs. Nos Pelicans, Trey Murphy III foi o melhor marcador com 21 pontos, 5/12 de triplos, CJ McCollum terminou com 20 pontos e 6 assistências e Jonas Valanciunas dominou a luta dos ressaltos ao terminar com 13 pontos e 20 ressaltos, 9 deles ofensivos.
Fica mais interessante acompanhar a campanha dos Celtics, apesar de não ser grande fã, nos playoffs agora que o neemias assinou com eles o contrato standard. Seria engraçado fazer já este ano alguns minutos, parece ser um jogador com grande potencial (e se fosse americano provavelmente já tinha mais minutos esta época)
Da forma que a série parece que irá correr, é muito possível que o Neemias jogue algum tempo já nesta ronda, nem que seja como prémio pelo que fez ao longo da época regular.