EQUIPAS, BOLA… AÇÃO! por Ruben Veiga


Já decorre a pré-época para os Três Grandes do Futebol Português


O arranque da nova temporada já começou, Sporting, Benfica e Porto preparam-se para mais um ano de desafios, ambições e, claro, a luta pelo título de campeão nacional 2024/2025.


Sporting: Campeão em afirmação


O atual campeão, Sporting, inicia a defesa do título com um ambiente aparentemente positivo e tranquilo. No entanto, uma análise mais aprofundada revela uma mudança significativa na sua estrutura: a saída inesperada do seu capitão Sebastián Coates. Esta baixa não prevista traz a necessidade de novas lideranças dentro do balneário leonino, especialmente após as saídas também de outros dois líderes, Adán e Luís Neto. 


Com a possível ascensão de Hjulmand à capitania, a equipa procura manter o espírito competitivo e a mesma dinâmica da época passada. A contratação do defesa De Bast e do Guarda-redes Kovačević são movimentos de mercado estratégicos que visam preencher as lacunas deixadas por Coates e Adán, respectivamente. As expectativas para a temporada incluem não só a defesa do título nacional, mas também uma participação mais sólida e afirmativa na Liga dos Campeões, que de certa forma é o que lhe falta a Rúben Amorim para dar ainda mais brilho a sua liderança no comando dos verdes e brancos.

 

Benfica: A Hora da Verdade


O Benfica, segundo classificado na época passada, entra nesta pré-época com muitas incertezas. A equipa, ainda sob o comando de Roger Schmidt, precisa de provar a sua capacidade de competir ao mais alto nível e acabar com a irregularidade que assombrou as exibições dos encarnados no último ano.

Já com movimentações no mercado, destacando-se a contratação do lateral-esquerdo Beste e do avançado Pavlidis, o clube aparenta estar a reavaliar a sua estratégia tática.


A chegada de Pavlidis é vista como a solução para acabar com as inseguranças ofensivas da época anterior mas também por outro lado demonstra que poderá haver saídas na linha da frente com uma possível venda de Arthur Cabral ou o empréstimo de Marcos Leonardo ou Tengsted. A manutenção ou não do esquema tático do primeiro ano de Schmidt, com Aursnes no meio-campo, será uma decisão crucial a meu ver, onde tudo aponta para que o médio Norueguês volte ao seu habitual natural com a chegada do lateral Alemão para o lado esquerdo da defesa. A direção e os adeptos esperam por um regresso às vitórias e à aura de conquistas. Será Schmidt capaz de mostrar que é o homem certo para este projeto Benfica encabeçado por Rui Costa? Esta é a pergunta que ao longo desta época será muitas vezes colocada e que na minha opinião o arranque do campeonato ditará muito do que possa ser um Benfica com ou sem Schmidt.


Porto: Renovação e Incerteza


No Futebol Clube do Porto, terceiro classificado na última época, um novo ciclo começa com André Villas-Boas como presidente e Vítor Bruno como treinador. A combinação promete uma nova energia para os Dragões, embora ainda não haja confirmações de entradas ou saídas no plantel, é público que os Portistas terão que fazer algum encaixe financeiro com vista a cumprir o Fair-Play financeiro, por tanto os seus maiores ativos Diogo Costa, Francisco Conceição, Pêpê, Evanilson e Galeno poderão ser alvos de mercado.


A incerteza domina o início desta temporada para os azuis e brancos. A dupla Villas-Boas e Vítor Bruno têm em mãos a difícil tarefa de revitalizar a equipa e fazer a transição da era Pinto da Costa e Sérgio Conceição. Será necessário esperar para ver como o Porto vai abordar o mercado de verão e como se apresentará em campo mas o que dá para perceber é que aposta na prata da casa estará de volta, Rodrigo Mora, Vasco Sousa, Gabriel Brás e Martim Fernandes parecem fazer parte desta nova cara do FC Porto.


A pré-época dos três grandes do futebol português está em pleno andamento, cada um com os seus desafios e objetivos. Sporting procura dar continuidade a sua estabilidade e a adaptação a novas lideranças, Benfica enfrenta a necessidade de reafirmar-se e encontrar estabilidade, enquanto o Porto entra numa fase de renovação e potencial revitalização. Os próximos meses prometem emoção e, certamente, muitas surpresas.



Opinião do Leitor: Ruben Veiga


Se és apaixonado por futebol e tens uma visão crítica sobre o mundo do desporto, partilha connosco um texto de opinião sobre aquele tema que te tem tirado o sono nos últimos tempos. 

📧 blogdonodabola@gmail.com

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *