A Liga Portugal Betclic 2024/2025 está prestes a começar e, nesse sentido, faremos uma breve análise às 18 equipas que irão disputar esta competição.
O AVS Futebol SAD é o estreante na Primeira Liga. Vila das Aves volta a ter uma equipa na primeira divisão depois de uma fusão pouco comum, que resultou na aquisição do lugar do Vilafranquense na Segunda Liga. No primeiro ano de existência, a equipa ficou em 3º lugar na Segunda Liga e venceu o Portimonense no play-off de subida/descida. A equipa era comandada por Jorge Costa, que se transferiu para o Futebol Clube do Porto para ser diretor desportivo. Vítor Campelos foi nomeado para liderar a equipa na época 24/25. O técnico, natural de Guimarães, estava no Gil Vicente na época passada, onde conquistou o 12º lugar. Na pré-época, defrontou equipas espanholas, registando um empate a zero frente ao Sporting Gijón, uma vitória por 6-1 frente ao Arenteiro e, na apresentação aos adeptos, venceu o Racing de Ferrol. A equipa deverá destacar-se pela consistência defensiva.
Melhor jogador: John Mercado (Extremo canhoto, 22 anos)
Foi uma das figuras da subida da equipa das Aves e é um desequilibrador nato. Promete causar dificuldades às defesas na Primeira Liga e ser a principal figura do AVS. Menção também para Nenê, que aos 41 anos ainda é um goleador nato. Foi o melhor marcador da Segunda Liga com 23 golos e fez parte da equipa da época. Regressa assim à primeira divisão portuguesa, onde foi o melhor marcador há 16 anos, em 2008/09.
Entradas: Ignacio Rodríguez (Liverpool Montevideo), Lucas Piazón (SC Braga), Giorgi Aburjania (Hatayspor), Baptiste Roux (Guingamp), Kiki Afonso (FK Ural), Cristian Devenish (Atlético Nacional), Rafael Rodrigues (Benfica), Edson Mucuana (AVS, Regresso de Empréstimo), Carlos Daniel (AVS, Regresso), Samuel Granada (Fluminense).
Saídas: Fábio Duarte, Carlos Daniel, Talles Wander, João Amorim, Anthony Correia, Edson Farias, Fábio Pacheco, Balla Sangaré, Benny.
Imagem: Liga Portugal