Está quase a começar uma das competições mais entusiasmantes que o futebol tem para nos entregar, o Europeu. Nesse sentido iremos fazer uma breve análise a todas as equipas que irão participar no Euro 2024, que irá ser disputado na Alemanha. Neste caso analisaremos o grupo B, “grupo da morte”, que conta com Espanha, Itália, Croácia e Albânia.
A Croácia volta a marcar presença no Europeu e a ser uma das seleções mais perigosas em competição. Naquele que será, provavelmente, o último Europeu de Luka Modric a seleção croata quererá despedir-se em grande da sua estrela. O sorteio não foi favorável, já que os croatas irao medir forças com Espanha, Itália e Albânia na fase de grupos, no entanto, a equipa de Zlatko Dalic já demonstrou que é capaz de se bater com os melhores do Mundo e não seria surpreendente se acabasse por vencer o grupo. O meio-campo com Brozovic, Modric e Kovacic não é inferior a nenhum na competição, ainda contam com bons valores na defesa como Livakovic (guarda-redes), Gvardiol e Stanisic, e no ataque Kramaric e Perisic são sempre jogadores a ter em conta.
Melhor Jogador: Luka Modric (Real Madrid)
O Bola de Ouro de 2018 continua a ser um dos melhores jogadores do Mundo no auge dos seus 38 anos e quererá despedir-se em grande dos palcos do Europeu. Modric, além de ser o capitão de equipa, funciona como o motor e a bússola da equipa croata e é indispensável na manobra ofensiva da equipa. O médio croata já nos habituou a superar-se quando utiliza a camisola da sua seleçao e terá de o fazer mais uma vez se a Croácia quiser sonhar com uma inédita conquista europeia.
Jovem para acompanhar: Josko Gvardiol (Manchester City)
Rápido, forte, alto, ágil e com uma grande capacidade técnica, Gvardiol é o protótipo perfeito do central moderno e por isso já é um dos melhores defesas do Mundo e foi peça importante na conquista da Premier League por parte do Manchester City. O jovem croata já demosntrou no Mundial de 2022 que é uma das peças mais importantes na Croácia e é esperado que neste Europeu assuma um papel ainda maior numa seleção que quererá chegar longe.
Prognóstico: Quartos Final
A seleção croata tem demonstrado que é uma das mais capazes no que toca a estes torneios internacionais e, por isso, terão de ser sempre levados em muita conta. O grupo é difícil e os croatas terão de se apresentar na sua melhor versão para poderem vencer a Espanha e a Itália, no entanto, a passagem deverá acontecer. O problema poderá estar mais à frente, quando apanharem seleções igualmente fortes e a frescura do seu melhor jogador (Modric) não for a mesma.
Imagem: Croatia/X
Pingback: Um Olhar sobre o Euro 2024 – Albânia - Dono da Bola