As melhores duplas na NBA até ao momento – Parte IV

A NBA é prolífica em jogadores de nível nível superlativo e hoje em dia quase todas as equipas têm pelo menos dois jogadores de grande calibre. Nesse sentido, iremos classificar as melhores duplas de cada equipa da 30ª à 1ª, com base em estatísticas, no rendimento DESTA temporada e na nossa opinião, sendo que não iremos contar atletas que realizaram menos de 25 jogos na temporada. Esta rubrica será dividida em seis partes, veja a Parte I, Parte II e a Parte III.

 

15ª – New York Knicks – Jalen Brunson e Julius Randle

 

Os New York Knicks são, neste momento, uma das equipas mais sólidas na NBA nos diversos aspetos que constituem um franchise. Têm um treinador experiente e capaz, em Tom Thiboddeau, têm um líder de equipa e estrela, em Jalen Brunson, e acima de tudo, têm um conjunto de jogadores que se complementam muito bem, tornando esta equipa de Nova Iorque numa das mais difíceis de bater. Brunson, como já referi, é a estrela desta equipa e está a realizar a sua melhor época da carreira a todos os níveis, e se os Knicks chegaram longe nos Playoffs será muito devido ao que Brunson conseguir fazer. No entanto, os Knicks são uma equipa muito completa e não é só em Brunson que recaem as expectativas, Julius Randle extremo-poste norte-americano também é um excelente jogador e tem capacidades físicas e técnicas para também ser a referência da equipa. Randle, assim como Brunson foi chamado ao All-Star Game, mesmo não estando a fazer a sua melhor época, e se começar a carburar como sabemos que consegue, poderá formar com Brunson uma dupla muito complicada de parar no Este.

Brunson – 22.4 ppg. / 2.1 ast. / 5.6 rpg. / 44.4 Fg% / 1.6 bpg.

Randle – 24 ppg. / 5 ast. / 9.2 rpg. / 47.2 Fg% / 31.1 3pt%

 

14ª – New Orleans Pelicans- Brandon Ingram e Zion Williamson

 

Os New Orleans Pelicans têm passado nos pingos da chuva dos media, sendo uma das equipas menos faladas, muito devido à não evolução de Zion Williamson, que segundo os especialistas na altura em que foi escolhido no Draft já deveria ser top-10 na Liga. Apesar dessa pouca atenção, a verdade é que os Pelicans estão a realizar uma época sólida, têm estado em posição de acesso direto aos Playoffs desde o início da época, e têm jogadores para conseguir realizar uma surpresa. Brandon Ingram tem-se assumido como a estrela maior desta equipa, mesmo não sendo o melhor marcador da mesma, e parece estar a estar numa fase da sua carreira onde já está mais maduro na tomada de decisão. Zion Williamson tem sido a outra referência, e até está a realizar a sua “pior” época segundo os números, e dá a esta equipa dos Pelicans uma vertente física muito importante, veremos se quando chegar os Playoffs se vai conseguir assumir como uma estrela da Liga. Nota ainda para CJ McCollum que também tem sido importante como 3ª opção na equipa de Nova Orleães.

Ingram – 21.3 ppg. / 5.8 ast. / 5.1 rpg. / 49.3 Fg% / 36.2 3pt%

Zion – 22.3 ppg. / 5.1 ast. / 5.7 rpg. / 57.8 Fg% / 35.7 3pt%

 

13ª – Orlando Magic – Paolo Banchero e Franz Wagner

 

Os Orlando Magic tem sido uma das equipas sensação na NBA, apresentam um estilo de basquetebol coeso e fazem da defesa a sua principal arma devido à grande quantidade de bons defensores que têm, além disso são a 4ª equipa mais nova da NBA. No conjunto dos Magic destacam-se dois jogadores: Paolo Banchero e Franz Wagner. Banchero, extremo norte-americano que foi a 1ª escolha no Draft de 2022, foi chamado ao All-Star Game naquela que é a sua 2º época na Liga e vem demonstrando que tem tudo para ser uma das caras da Liga nos próximos anos, é muito completo em todas as facetas do jogo. Já Wagner, extremo alemão que brilhou no último Mundial de Basquetebol, tem vindo a assumir-se como o segundo melhor jogador da equipa mostrando, assim como Banchero, uma maturidade enorme para um jogador da sua idade. A dupla de Orlando ainda só vai na sua segunda época junta e se seguirem esta trajetória de crescimento, a equipa de Ornlando deverá assumir-se como candidata durante os próximos anos.

Banchero – 22.8 ppg. /5 .3 ast. / 6.8 rpg. / 46 Fg% / 36.1 3pt%

Wagner – 20 ppg. / 3.9 ast. / 5.5 rpg. / 47.5 Fg% / 29.5 3pt%

 

12ª – Sacramento Kings – Domantas Sabonis e De´Aaron Fox

 

A histórica seca de Playoffs dos Sacramento Kings já terminou e a equipa parece ter começado uma nova era onde a presença nessa fase da competição se torna, praticamente, obrigatória devido à qualidade dos jogadores que constituem a sua equipa. Um pouco como todas as boas equipas da NBA a força dos Kings está centrada nos seus dois melhores jogadores: Domantas Sabonis e De´Aaron Fox. O poste, filho da antiga lenda Arvydas Sabonis, está a realizar mais uma temporada excecional em termos estatísticos, é o único que consegue chegar perto dos números de Jokić, e impressiona a capacidade com que acumula essas estatísticas. Além do seu fortíssimo post-game, Sabonis está a ter uma das suas melhores épocas ao nível do lançamento exterior e se continuar assim tornar-se-á cada vez mais difícil de parar. Além de Sabonis, Fox é a outra estrela da equipa e está, uma vez mais, a melhorar os seus números da época passada. Fox é, discutivelmente, o jogador mais rápido da Liga com bola e isso é extremamente importante para o estilo de jogo que a equipa dos Kings procura implementar. A forma como esta dupla já está em sintonia e já tem algum tempo junto, foi uma das razões que lhes permitiu estar na 12ª posição desta lista.

 

Sabonis – 20.1 ppg. / 8.4 ast. / 13.6 rpg. / 61.5 Fg% / 41.4 3pt%

Fox – 27 ppg. / 5.6 ast. / 4.3 rpg. / 47.4 Fg% / 36.4 3pt%

 

11ª – Phoenix Suns – Kevin Durant e Devin Booker

 

O lugar dos Phoenix Suns nesta lista poderá ser dos mais controversos, a dupla Kevin Durant-Devia Booker é das melhores na Liga em termos de talento puro, no entanto como foi explicado na introdução, o talento é só um dos factores que tivemos em conta ao fazer a lista, e a falta de tempo de jogo entre os dois, assim como o registo geral da equipa na temporada acabam por levar a este resultado. Kevin Durant, mesmo com os seus 35 anos, continua a ser um dos melhores marcadores da NBA e é a principal cara desta equipa dos Phoenix Suns. O extremo está a realizar uma excelente época ao nível da eficácia de lançamento, interior e exterior, que muito se deve ao facto de ter na sua equipa um jogador como Devin Booker, que também atrai muita atenção da defensiva contrária. Booker, base-atirador da equipa de Phoenix, também está a realizar uma época positiva a nível individual, mas que não se está a traduzir diretamente em vitórias para a sua equipa, o jovem norte-americano acrescentou ainda uma nova dimensão ao seu jogo estando a realizar um máximo de carreira em média de assistências. A equipa de Phoenix é uma daquelas que poderá ser muito perigosa de apanhar nos Playoffs, têm em Durant e Booker dois jogadores que conseguem ganhar jogos sozinhos, a questão é se os jogadores mais secundários conseguirão acompanhar a dupla.

Durant – 28.3 ppg. / 5.4 ast. / 6.6 rpg. / 52.8 Fg% / 42.4 3pt%

Booker – 27.4 ppg. / 6.8 ast. / 4.6 rpg. / 49.4 Fg% / 37 3pt%

Imagem: Phoenix Suns

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *